Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Sem repeteco, por favor

Martín Silva é o principal nome para o gold o Vasco
Defender a meta do Vasco é uma das tarefas mais difíceis do futebol brasileiro, pelo atual momento do clube e pela responsabilidade da posição. O Gigante da Colina tem um belo histórico de excelentes arqueiros defendendo seu gol. Por lá passaram nomes consagrados como Barbosa, Andrada, Mazzaropi, Acácio, Carlos Germano, Hélton e outros grandes goleiros. Mas as experiências mais recentes dos cruzmaltinos foram com Diogo Silva, Michel Alves e Alessandro. É bem provável que muitos fiquem arrepiados só em ouvir ou ler esses nomes, de forma positiva e negativa, extremamente. O baixo desempenho em 2013 fez a diretoria vascaína investir no atual vice-campeão da Libertadores, o uruguaio Martín Silva.


Segurança, reflexo e liderança logo foram demonstrados como principais pontos fortes do ex-jogador do Olímpia-PAR. Mas a partida contra o Nova Iguaçu serviu para os torcedores relembrarem tudo de pior que viveram em 2013. O goleiro demonstrou uma grande deficiência nas saídas aéreas, e em uma delas, agiu como espectador após uma bola cruzada. O adversário não perdoou. O Vasco assumiria a liderança do estadual em caso de vitória, mas a falha de Silva determinou o empate da partida e a terceira colocação na tabela. Tudo bem que liderar a sétima rodada do Campeonato Carioca não quer dizer muita coisa, pois o importante na primeira fase é terminar entre os quatro primeiros. Mas poderia acontecer em uma partida decisiva. 'Poderia acontecer' não é o mesmo que 'aconteceu', então é bola pra frente torcendo para que os erros de uma partida não virem rotina.

Compreensão e paciência devem reinar na mente de um vascaíno nesse momento, pois talvez um uruguaio, que vivia a realidade do futebol paraguaio, não entenda o tamanho de sua responsabilidade ao defender a meta de São Januário. O torcedor do Vasco sim entende muita coisa. Entende que um bom time começa por um bom goleiro e que o espaço perdido na primeira divisão nacional em 2013 deve ser recuperado. Mas se os traumas do ano passado se repetirem agora, a tarefa vai ficar ainda mais complicada. Também precisamos entender que do mesmo jeito que só perde pênalti quem bate, só 'franga' quem está no gol.

Barbosa fez história com a camisa do Vasco
Barbosa foi um dois maiores goleiros da história do Vasco e do futebol brasileiro, mas também foi apontado por muitos como o principal responsável pelo Maracanazzo, ao deixar a bola passar sob seu corpo no segundo gol do Uruguai na final da Copa de 1950. Martín Silva tem algum motivo para ter defendido o gol do maior clube do Paraguai e finalista da competição mais importante do continente na última temporada, mesmo motivo que agora o faz defender um dos maiores clubes do Brasil. É muito cedo para julgar as qualidades do novo camisa 1. Porém nem tão cedo para ter um pouco de fé e fazer torcida para que os erros de 2013 não se repitam em 2014, pois a última coisa que qualquer vascaíno deseja para este ano é um repeteco do que vimos no ano passado. Seria trágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário